Governo do Estado CODESC
  • CODESC - Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina

Projetos de Parques de Inovação Tecnológica PDF Imprimir E-mail
O que são Parques Tecnológicos?

Segundo a UNESCO e a IASPI (International Association of Science Parks), Parques Tecnológicos são “complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico que visam fomentar economias baseadas no conhecimento por meio dea integração da pesquisa científica tecnológica, negócios/empresas e organizações governamentais em um local físico e de suporte as inter-relações e entre estes grupos”. para o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, “os Parques Tecnológicos trabalham na forma de um modelo de comncentração, conexão, organização, articulação, implantação e promoção de empreendimentos inovadores visando fortalecer este seguimento dentro de uma perspectiva de globalização e desenvolvimento sustentável resultando em um desenvolvimento cobnsiderável da região sobre a sua influência”.

Parque de Inovação da Serra Catarinense – Unidade de Lages

No contexto desta proposta para a mesorregião da serra catarinense o projeto em elaboração tem aderência com o Plano de Desenvolvimento Regional da Secretaria Regional de Lages, potencializando as ações de:
  • Desenvolvimento rural: através da criação de novas tecnologias, agregação de valor aos produtos, inovação para processos produtivos e práticas sustentáveis.
  • Desenvolvimento social: através da geração de trabalho e renda, qualificação dos trabalhadores e incentivo ao empreendedorismo.
  • Meio ambiente: através da criação de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável e a disseminação de conceitos de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.
  • Infra-estrutura e desenvolvimento urbano: através da integração da infra-estrutura do parque com seu entorno, servindo como elemento qualificador do espaço urbano.
  • Turismo, esporte e cultura: através do incentivo ao turismo de negócios, alavancado pelas empresas instaladas no parque.
  • Desenvolvimento econômico e tecnológico: através da ampliação do portfólio de oportunidades para investimento, ampliação da oferta de incubadoras, espaços para empresas e centros de pesquisas, integração entre universidades, governo e empresas.

ORION PARQUE

Este projeto tem como objetivo elaborar estudo de viabilidade e desenvolvimento do Orion Parque, integrado aos demais projetos de promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico da região de Lages e viabilizar a captação de recursos para a primeira edificação do parque.

Parque de Inovação do Sul Catarinense – Tubarão

O objetivo deste projeto é impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região sul catarinense, consolidar as ações voltadas a descentralização do Governo do Estado de Santa Catarina, implantando um referencial para dar início as primeiras ações de inovação do parque, fortalecendo a lei de inovação catarinense, com a finalidade de:
  • Definir conceito e mix de atividades do parque;
  • Desenvolver o plano macro-urbanístico do parque;
  • Elaborar o plano de investimentos do empreendimento e sua viabilidade econômica;
  • Suporte ao licenciamento ambiental e urbanístico da área
  • Identificar e potencializar a atração de empreendimentos e projetos âncoras;
  • Definir e implentar o modelo de governança do parque;
  • Desenvolver a estratégia de C&T&I do parque integrado a mesorregião sul;
  • Estruturar os instrumentos de marketing do empreendimento.

Escritório para Promoção da Inovação na Mesorregião da Serra Catarinense – Unidade São Joaquim

A idéia do escritório propõe a formação de arranjos produtivos locais contribuindo para que grupos de empresas possam aprender a partir da interação com empresas do mesmo setor, possibilitando a resolução de problemas comuns e a otimização dos recursos disponíveis. para isso, é essencial que haja uma ação conjunta e articulada entre o setor empresarial, o governo, as universidades e os laboratórios de pesquisa. o escritório para promoção da inovação sugerido no presente projeto visa ainda ampliar disponibilidade de capital empreendedor, viabilizando a geração e oportunidades de investimentos e a consolidação dos clusters da região. além destas perspectivas o escritório está focado em quatro pilares de sustentação do desenvolvimento local, que são:
  • Melhoria dos recursos humanos;
  • Organização social;
  • Gestão social;
  • Empreendedorismo;
  • Inovação tecnológica.

PROJETO PARA CONSERVAÇÃO DA FLORESTA COM ARAUCÁRIAS NO PLANALTO SERRANO, POR MEIO DA REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA ERVA MATER E DO PINHÃO (PROJETO ECONOMIA VERDE)

O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC), juntamente com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, assinaram em São Joaquim (SC), no dia 10 de junho de 2013, um protocolo de intenções com objetivo de promover a estruturação de um ecossistema de inovação verde voltado a valorização e conservação remanescentes da Floresta Ombrófila Mista da Serra Catarinense, com foco nas cadeias produtivas sustentáveis de pinhão e erva-mate.

CODESC - Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina
Rod. SC 401, km 5 - nº 4600 - Saco GrandeÂ- Florianópolis - SC